Como seu senador votou, ou deixou de votar


bastaBrasília (DF), Brasil
A leitura das duas listas indicando como cada senador votou na longa sessão de quarta feira à noite em que foi aprovada a MP 458, que privatizou 67 milhões de hectares de terras públicas na Amazônia é cheia de tristes surpresas. A primeira delas é o número de senadores presentes à uma sessão que decidiria um assunto de extrema relevância para o futuro do país. Dos 81 homens e mulheres eleitos para sentar lá, apenas 40 estavam presentes à primeira sessão, onde simplesmente se votou quem era contra e quem era a favor da medida provisória. O placar foi acachapante.

Trinta e sete senadores votaram em favor da legalização da grilagem de terras públicas. Entre eles, estavam notórios defensores do desmatamento, como Kátia Abreu (DEM-TO) e Mozarildo Cavalcânti (PTB-RR). Mas ao grupo, juntou-se gente com eleitorado eminentemente urbano, como Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Sergio Guerra (PSDB-PE), que pelo menos em teoria nada ganham votando em favor de interesses ruralistas. Dele também fez parte senador que adora se dizer moderno e progressista, como Tasso Jereissati (PSDB-CE). Nessa primeira votação, houve uma abstenção, de Renato Casagrande (PSB-ES), e apenas dois votos contra a MP, cravados por  Pedro Simon (PMDB-RS) e Flavio Arns (PT-PR).

Marina Silva (PT-AC), estava presente no Senado, mas preferiu não registrar seu voto na primeira sessão, numa tentativa desesperada de não dar quorum à votação. Na segunda, porém, foi à tribuna, fez um discurso emocionado e angariou 21 votos contra as piores partes da medida provisória, como a que permite entregar terras à empresas e a que dispensa a titulação sem um vistoria prévia por agentes do governo. A senadora perdeu, mas conseguiu aguar ao menos um pouco a vitória ruralista.

2 Respostas so far »

  1. 1

    Lucas said,

    E aê Ricardo fico bem maneiro esse blog adoreei! ;D
    Vo manda fotos pra vs colocar aê no blog! Até mais.

  2. 2

    Lucas said,

    Ah é o Lucas da ONG – rs


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: