Cães ajudam nos resgates as vítimas


Haiti
Cães de todo o mundo participam na busca por sobreviventes

Chegam, dos quatro cantos do mundo, cães de várias raças, na tentativa de resgatar vítimas que se encontrem vivas debaixo dos escombros em que se tornou a capital do país, Port-au-Prince.

Apesar de estarem a ser empregues no terreno, pelas equipes de resgate que vão chegando ao país, alguns dos aparelhos tecnológicos mais avançados que existem, a verdade é que em caso de catástrofe parte importante dos salvamentos cabe aos cães farejadores, que dificilmente falham quando em determinado local se encontra uma vítima com sinais de vida.

Até ao momento, já foi possível resgatar com vida algumas vítimas, com a ajuda dos cães de resgate presentes no país. Só de um local, identificado por quatro cães de resgate enviados pelo governo francês nos escombros de um edificio governamental, foi possível resgatar oito pessoas com vida.

As equipes caninas saíram também do Brasil, cujas forças de segurança disponibilizaram de imediato alguns dos seus melhores animais de busca, mas também de muitos outros países do mundo.
As raças mais usadas em resgate são os pastores alemães e belgas, os labradores, ou os Border Collie, mas muitas outras raças são usadas com o mesmo sucesso, é tudo uma questão de trabalho e empenhamento da componente humana das equipas.

Estima-se que nesta catástrofe terão perdido a vida entre 50.000 e 200.000 pessoas. Muitas vítimas estarão ainda com vida sob os escombros e as próximas horas serão decisivas na identificação de locais onde procurar sobreviventes.

O tempo escoa, mas os cães de busca podem fazer toda a diferença no sucesso do salvamento de sobreviventes no local, evitando buscas sem garantias de edificio em edificio, gastando recursos e meios fundamentais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: