Desfazer?!


Significado de Desfazer no Dicionário v.t. Desmanchar o que está feito. Anular. Desorganizar. Amesquinhar; diminuir; fazer pouco caso de.
V.pr. Livrar-se, desembaraçar-se; dar ou vender

 

Eu tenho verdadeiro asco da palavra DESFAZER. Sabe por quê? No contexto que a ouço na maioria das vezes é mesquinho, diminui, faz pouco caso, livra alguém, assim exatamente como no significado do dicionário. Livra um ser e maltrata outro. Vou explicar:

Não poucas vezes recebemos ligações ou pessoas comparecem à ONG, querendo “desfazer-se” do seu animal de estimação. E usam essa palavra mesmo, nos textos mais deprimentes possíveis. O relato abaixo é verídico, foi comigo que este senhor conversou. Você vai entender o que falo. Mas olha, infelizmente é tanta gente querendo “desfazer-se” de seus animais, e os motivos são sempre os mais banais possíveis.

– Oi eu preciso me desfazer do meu cachorro

Por quê senhor?

– Porque meu filho comprou um carro e a garagem não vai mais caber ele

Quanto tempo tem seu cão?

– Uns 8 anos, peguei ele pequenininho ainda…

Ele já está vacinado, castrado?

Castrado? Ele é macho! Mas vacina eu dou sim. Levo todo ano na escola pra Prefeitura vacinar.

E vacina V10, o senhor não leva ele na clínica para vacinar?

– O que é isso? Precisa?

Bom Senhor, para doá-lo pela ONG é preciso colocar as vacinas em dia e castrar seu animal, é o nosso procedimento e podemos indicar algumas clínicas que cobram mais em conta.

Mas não é só trazer aqui? Ah então não quero, eu preciso dá ele, se vocês não podem ajudar… Pensei que era só trazer aqui. Para que vocês servem então?

 

É dose né não? Fica oito anos com o cão e depois se “desfaz” dele. Não liga se ele vai sentir falta da família, que já é um cão sênior… Nada disso importa,  o carro é mais importante. O dinheiro que economizou nas vacinas é mais importante.

Sei que há casos extremos em que as pessoas não podem ficar com seu animal. Muitas vezes tem que mudar para longe e não pode levar, enfim…  mas acho que pra tudo há um jeito. E o jeito não é desfazer-se, livrar-se simplesmente.

As pessoas que amam seus animais sofrem ao ter que se separar deles e com humildade perguntam se podemos ajudar a conseguir um novo lar, se sabe de alguém que cuide com carinho. Falam “eu preciso doar, pois realmente não posso mais ficar com ele”.  

Que pena existir tantos “desfeitos” de alma e coração, que não se importam com os sentimentos de seus animais. São incapazes de perceber que aquela criaturinha que há tanto tempo estava na garagem aguardando ansiosamente por um pouco de carinho, vai sofrer de solidão, medo, ansiedade…

Não pensam, suas cabeças se “desfizeram” de egoísmo.

Desfazer? Só no bom sentido da palavra: desfazer-se de preconceitos, desfazer-se da inveja, do egoísmo, da desonestidade, do desamor, do engano, da mentira, da crueldade, da violência… nunca, mas nunca… DE UMA VIDA !

Texto: Fernanda Moreno

4 Respostas so far »

  1. 1

    Lydia R C Rodrigues said,

    Isso é muito triste. Deveria haver um exame qualquer pra negar animais a pessoas que fossem reprovadas. Meu Deus, só por que são animais não merecem respeito e amor?

  2. 2

    olga maria said,

    Com o mesmo pouco caso que nos “desfazemos” do amor verdadeiro de um animal, seremos também tratados.A vida se incumbirá de se “desfazer” de gente tão egoísta assim. Esse tipo de gente não deveria ter animal de estimação, porque não sabe o que significa estimar, amar.

  3. 3

    andreia patt said,

    pois e assim mesmo,pessoas sem coraçao aqui onde eu moro vejo isso quase toda semana,sempre passa alguem perguntando vc quer um gato ou um cachorro quando pergunto porque esta dando o animal o probrezinho passa a ter um monte de defeito.e na verdade nao tem nenhum.ate qando isso vai acontecer?.

  4. 4

    Adote Já said,

    Pois é Andreia… defeito tem essa criatura que se diz ser humano. Defeito no cérebro, no coração… mas esquenta não, Deus está vendo td e quando Ele conserta… lágrimas correm.
    Visite sempre nosso blog, um abço, Fernanda


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: