Denúncia: Mulher solta seu pitbull pra cima de cães de rua


MESMO APÓS DENÚNCIA NENHUMA PROVIDÊNCIA FOI TOMADA . E QUEM SE RESPONSABILIZA?

Recebemos recentemente uma denúncia de que uma mulher soltava seu cão pitbull na rua sem o menor zêlo ou preocupação. Dizem, fazia de propósito. Pois bem. O cão (que nada sabe e por isso não é o culpado da história) já atacou e matou alguns cachorros da rua. Ao contatarmos a polícia nos incentivaram a procurar a Vigilância Sanitária que por sua vez alegou que já há um pedido a esse respeito contra essa senhora e que por isso nada pode ser feito a não ser aguardar.

A fim de evitarmos maiores tragédias e para averiguar os fatos, a ONG esteve até o bairro Jardim Margarida (divisa de Mogi e Suzano) para conversar com a tal senhora. Ela não quis gravar entrevista mas se comprometeu a não deixar mais seus cães saírem sem coleira e corrente na rua. Até o momento não aconteceu mais nada e parece que ela cumpriu com sua palavra.

Mas aí fica a pergunta: Esperar o quê? Vamos parar para pensar. A mulher já foi denunciada uma vez e aguarda o desfecho do processo, enquanto isso ela pode continuar a irresponsabilidade para com seu animal e colocar a vida de pessoas e de outros cães em risco? é um absurdo!

Nós, que somos protetores, engajados na causa animal e convivemos frequentemente com cães da raça pitbull sabemos que eles são cães adoráveis, podem ser super-dóceis, tranquilos… Lutamos tanto para desvencilhar o mito de que á uma raça assassina, destruidora… aí vem uma irresponsável como esta mulher e faz uma coisa dessas. E nossas autoridades não tomam providências… Estão esperando o que mais acontecer? Ele realmente atacar um ser humano e aí sim, a mulher ser processada e o pobre do cão ser sacrificado? Por que não evitar? Cumpra-se a lei. Dê uma multa bem gorda para estes ignorantes pagarem e sentirem no bolso. 

O ser irracional aqui nesta história é o cachorro? E os órgãos municipais  (ir)responsáveis estão sendo coniventes com a situação. Muita falta de bom senso de todos.

A  nossa maior crítica a respeito dessa história é sobre o “jogo do empurra”. De quem, de qual órgão é a responsabilidade? A quem denunciamos numa situação como essa? À ONG Adote Já? E que autoridade temos para resolver coisas deste tipo? Por que tanto descaso quando precisamos denunciar um crime de maus tratos, um crime de negligencia do dono, como neste caso acima… Corremos pra onde? Pra quem?

Precisamos de uma delegacia voltada às denúncias contra crimes a animais. E estes crimes devem ser considerados pelas autoridades assim como o crime contra a vida de um ser humano. Afinal, a custódia e tutela legal dos animais é do Estado. Até quando precisaremos acumular protocolos, ser soterrados pela burocracia caso queiramos levar algum processo adiante, só por não se tratar de humanos?

Com isso vocês podem ter uma idéia das dezenas de denúcias que recebemos todos os dias na ONG. Mas como  resolver tudo com este sistema que não colabora?

 Abaixo seguem fotos que, sinceramente, não gostaria de postar mas, se faz necessário para que fique de alerta e quem sabe alguma providência seja tomada.

As fotos foram tiradas por um vizinho inconformado que não conseguiu socorrer os cachorrinhos que foram brutalmente atacados.

 

postado por: Fernanda Moreno
Colaboração: Karina Pirillo e Mariana Nahum

4 Respostas so far »

  1. 1

    Ivan said,

    Olá Sou repórter do O Diário posso usar este post para minha matéria?
    estou fazendo uma matéria sobre o projeto de Lei de controle reprodutivo e a posse responsável de cães e gatos.
    Com base em reuniões da CCZ.
    Obrigado

  2. 2

    adoteja said,

    Olá Ivan! Fique a vontade e parabéns pela iniciativa da matéria! Um abraço, Fernanda

  3. 3

    Gabriela Remesso said,

    Após ler este post meu sentimento é de revolta e descrença na raça que se diz humana.Um cão criado com amor, independente de raça, da amor em troca.Por que criar um cão como um matador!O que se ganha com isso!E as autoridades que nos matam de raiva por nunca “poderem” fazer nada,é um verdadeiro descaso.

  4. 4

    maria do carmo said,

    Uma dupla crueldade, incentivar o cão a matar e permitir que ele ataque outros cães. Meu Deus do céu….essa mulher consegue dormir à noite? Me sangrou o coração ver o pobrezinho morto…..


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: